Para manter uma oficina mecânica de uma obra operando com eficiência, precisamos montar uma cadeia de suprimentos (supply chain), que entregue valor.
1) Precisamos conhecer e cadastrar os fornecedores próximos a obra.
2) Separá-los por categorias, segmento de trabalho (ex: acessórios e implementos, peças de reposição, material eletro eletrônico, material de limpeza, serviços de usinagem, serviços de lanternagem, serviços de recondicionamento de pneus, etc) e fabricante de atendimento (ex: marcas de fabricantes de equipamentos pesados, marcas de fabricantes de caminhões, marcas de fabricantes de veículos leves, etc)
3) Conhecer os fornecedores que são Locais, estão na mesma cidade onde está localizada a obra, os que estão no estado em que está a obra, e os de nível nacional.
4) Fazer um quadro de 4 quadrantes baseado na quantidade de fornecedores X valor do produto:
5) Calculando as médias de consumo destes materiais, fazer uma classificação ABC:
6) Fazer análise do consumo dos itens de desgaste e manutenção dos equipamentos separando-os em três grupos:
7) Com estes elementos podemos montar uma cadeia de suprimentos baseada em valor.
Pronto, agora conseguimos montar uma cadeia de valor com base em segmento de fornecedores, localização dos fornecedores, montando uma estratégia de compra baseada no ticket médio, quantidade de fornecedores, consumo, gerando valor para a obra.
A MunLog pode ajudá-lo a localizar os fornecedores, conhecer sua qualidade de fornecimento e montar a estratégia logística de atendimento.
Assesse: www.munlog.com.br